Projecto Kids-CoV alcança mais de 240 crianças em Marracuene

Um total de 247 crianças da primeira à quinta classe testou para a SARS-CoV-2 na Escola Primária Completa Centro Educacional (EPCCE), no âmbito da implementação do estudo “Epidemiology and Characteristics of SARS-CoV-2 infection among children and their households in Mozambique”(Kids-CoV), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

O estudo arrancou no dia 15 de Agosto do ano em curso no distrito de Marracuene e terminou no dia 9 de Setembro corrente. Foi realizado com o objectivo de, entre outros, avaliar a seroprevalência do SARS-CoV-2 em crianças cujas escolas estão localizadas na zona urbana, rural e peri-urbana da cidade e província de Maputo.

Na avaliação do trabalho, o supervisor de campo no INS, Édio Ussivane, mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipa, sobretudo pela inclusão do número esperado de participantes no tempo previsto, apesar de apontar a fraca adesão do público-alvo como o grande desafio que se impôs no início do processo.

 “No início, não tivemos muita adesão, porque as crianças estavam de férias, e tivemos que esperar o seu regresso às aulas para o recrutamento”, disse.

Na mesma senda, Ussivane fez saber que, dado que, no arranque dos trabalhos, muitos pais e encarregados de educação não estavam devidamente informados sobre as testagens, houve necessidade do redobramento de esforços e redesenho de estratégias para o alcance da meta planificada.

“Muitos pais e encarregados de educação não foram à reunião que organizámos com o objectivo de informar sobre as testagens. Portanto, não foi tarefa fácil chegar a eles. Como estratégia, adoptámos o método de campanhas porta-a-porta nas casas próximas às escolas e fizemos chamadas telefónicas, uma vez que tínhamos acesso aos processos de cada aluno para o devido agendamento”, explicou.

No decurso da pesquisa, foram colhidos dados antropométricos e realizados testes rápidos de antígeno e anticorpos para a SARS-CoV-2 em todas as crianças abrangidas pelo estudo.

O Kids-CoV é financiado pelas fundações “la Caixa” e Calouste Gulbenkian. Trata-se de um projecto voltado para a identificação de antígenos e anticorpos de SARS-CoV-2 em crianças do ensino primário, bem como para a identificação de exposição à SARS-CoV-2 em agregados familiares com crianças em idade escolar positivas para o teste de antígenos.

A EPCCE está localizada no distrito de Marracuene, província de Maputo. Uma vez terminado o processo de inclusão de participantes naquele estabelecimento de ensino, o trabalho irá continuar na Escola Primária Ingrid Chawner, onde se espera abranger 241 crianças.