Recomendada adopção do guião The Union-OMS para manejo conjunto da tuberculose e diabetes mellitus tipo 2 no país

Um estudo da autoria de Denise Milice, médica no Instituto Nacional de Saúde (INS), realizado com o objectivo de mapear a evidência existente sobre o guião The Union-OMS (Guião da União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares e Organização Mundial da Saúde) recomenda adopção do documento em Moçambique e o uso dos bons resultados conseguidos pelo país no co-manejo tuberculose e HIV como exemplo.

“Foram incluídos por este estudo 24 artigos, dos quais cerca de 17 por cento mencionavam, claramente, uma abordagem integrada da tuberculose e diabetes mellitus com base neste guia, o que significa que os países tinham adoptado este guião. Portanto, estavam a realizar estas actividades colaborativas”, referiu.

Parte dos resultados aponta que, nos estudos correspondentes à percentagem acima referida, a triagem é viável e eficaz, porque existe uma maior possibilidade de detecção mais alta de pacientes com tuberculose e que tenham diabetes e vice-versa.

O guião foi criado em resposta à evidência crescente da associação da tuberculose e diabetes em 2011, tendo como objectivos orientar a todos os intervenientes que trabalham no manejo das duas doenças para uma resposta coordenada e estimular a pesquisa operacional.

“O que se pretende é que, com mais evidência existente, este guião passe para uma política internacional. Ele não chama para a criação de um novo programa, mas sim à colaboração dos programas já existentes”, disse.

Com o tema “Manejo da tuberculose e diabetes mellitus tipo 2 em países de baixa renda: uma revisão de escopo”, o estudo constituiu a base de defesa do nível de mestrado da autora. Recentemente, porém, foi apresentado durante o IV Fórum da Pós-Graduação do INS na cidade de Maputo, realizado sob o lema “Promovendo a discussão e divulgação de resultados de pesquisa entre estudantes de pós-graduação em saúde pública”.