Reforçada capacidade de testagem da COVID-19 no país

O Instituto Nacional da Saúde (INS) tem a sua capacidade de testagem da COVID-19 reforçada, com a recepção hoje (11.06), de equipamento PCR, doado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Trata-se de três máquinas PCR QuantStudio 5, reagentes e 6.500 kits de reacção RT-PCR avaliados em cerca de 150 mil dólares americanos, adquiridos através de fundos disponibilizados pela Suíça.

Falando no acto de entrega dos materiais, o representante da OMS em Moçambique, Joaquim Saweka, assinalou que a doação eleva para cinco o número de máquinas de PCR colocadas à disposição do INS por aquele organismo, o que incrementa a capacidade de testagem em mais 1.500 amostras diárias, para além de expandir a tecnológia pelo país.

A chefe de Cooperação na Embaixada da Suíça, Laila Ruttimman, lembrou que, em Moçambique, permanece um grande risco de uma terceira vaga da COVID-19, a afectar o país de uma forma severa.

“Estamos muito satisfeitos por este equipamento, financiado pelo Governo da Suíça, ter chegado ao país. Este equipamento é apenas uma parte do apoio total da Embaixada da Suíça, OMS e UNICEF, concedido ao Governo moçambicano no montante de 3,5 milhões de dólares”, revelou.

Por sua vez, o Director-geral do INS, Ilesh Jani, destacou o valor do equipamento, numa altura em que o país se prepara para uma possível eclosão da terceira vaga da pandemia do novo Coronavírus. Nas suas palavras, é fundamental que o país continue a preparar-se para enfrentar a pandemia e mitigar os seus efeitos, principalmente através do reforço do sistema de rastreio e diagnóstico.

Ilesh Jani, Director-geral do INS

“Esta pandemia da COVID-19 está longe do fim. Os exemplos trágicos que temos visto em alguns países da Ásia e da América do Sul são um lembrete permanente de que a pandemia pode ter consequências muito graves. Muito mais perto de nós, a situação a que assistimos na Namíbia, Zâmbia e África do Sul é um aviso de que a pandemia não terminou e que o risco para Moçambique é substancial”, alertou.

Na mesma senda, Jani referiu que para além do diagnóstico da COVID-19, o equipamento poderá ser usado na detecção de outras doenças virais e bacterianas, tais como gripe, vírus da Influenza, meningite e outras.

“Para além de estarmos a pensar nesta pandemia, também focamo-nos na prontidão do país para responder a outras doenças de carácter epidémico”, sublinhou.

Segundo Jani, pela via acima descrita, o equipamento recebido vai ser distribuído pelas províncias de Inhambane, Zambézia e Sofala.

“Ao instalar estes equipamentos em todas as províncias do país, nós estamos a preparar estas províncias para responderem à pandemia da COVID-19, mas também para fazer o diagnóstico e a vigilância de outras doenças de carácter epidémico”, explicou Ilesh Jani.

O acto terminou com uma visita guiada pelo Director-geral do INS aos laboratórios de Virologia, Microbiologia e Isolamento Viral do Instituto Nacional de Saúde.