Reforçada pesquisa laboratorial do INS com equipamento informático

O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na passada sexta-feira (02.07), um leque de equipamento informático, doado pela empresa Petróleos de Moçambique (PETROMOC), composto por  22 computadores, 11 impressoras, 66 tonners e estabilizadores de corrente eléctrica, para reforçar o sistema de gestão de informação, referenciamento de amostras e de vigilância em saúde laboratorial.

Com o início da pandemia da COVID-19 no país, o INS tem vindo a instalar laboratórios de saúde pública nas províncias, tendo como meta garantir que cada província tenha uma unidade laboratorial daquele género, dotado de capacidade de diagnóstico molecular para o novo Coronavírus e outras doenças de carácter epidémico.

Na acto de recepção do referido equipamento, o Director-geral do INS, Ilesh Jani, explicou que a oferta aumenta a capacidade de diagnóstico e controlo da COVID-19 e de outras doenças endémicas.

“O diagnóstico laboratorial não é só um processo analítico ao nível do laboratório, mas é também um processo de recolha de informação, geração e análise de informação. Portanto, esta doação da PETROMOC vai reforçar o nosso sistema de gestão de informação, referenciamento de amostras e vigilância em saúde a nível provincial”, vincou.

Director-geral do INS, Ilesh Jani

O equipamento recebido, segundo o dirigente, vai servir aos sistemas provinciais de recolha e análise de informação, visando garantir um impacto imediato nas acções de controlo da pandemia e de outras doenças a curto e médio prazo.

Por seu turno,  o Presidente do Conselho de Administração da PETROMOC,  Hélder Chambisse, felicitou o INS pelo trabalho que tem estado a realizar no controlo da pandemia no país e esclareceu que a oferta surge da necessidade de dotar as instituições de saúde de meios, com vista ao alcance de resultados eficazes no combate à pandemia.

 “Estamos todos a seguir as  orientações das autoridades sanitárias. No entanto, há várias outras acções que precisam de um esforço adicional, não só do Governo e das autoridades de Saúde, mas também da sociedade no geral. Neste sentido, a PETROMOC viu-se na contingência de estender a sua mão, para contribuir nos esforços do Instituto Nacional de Saúde”, disse.

O Director-geral do INS assegura que o equipamento será utilizado da melhor forma e terá um impacto positivo nas acções do INS e outras instituições de saúde.