INS anuncia realização de ensaios clínicos de fase II e III da vacina Verocell

O  Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com o Instituto Internacional de Vacinas (IVI), vai realizar ensaios clínicos de fase II e III da vacina Verocell contra o novo Coronavírus. A actividade vai ter lugar em Setembro próximo, no âmbito da iniciativa de expansão e distribuição de vacinas contra a COVID-19 em África (ECOVA).

O objectivo é avaliar a eficácia da referida vacina contra as variantes já em circulação local, a durabilidade da imunidade após a vacinação e a imunogenicidade da vacina nos indivíduos infectados pelo HIV, creditando-se que pode ampliar a indicação da vacina para o uso naquela população.

Trata-se dum estudo que vai decorrer nas cidades de Maputo e Beira, com o qual se espera que os pesquisadores avaliem o potencial de co-administração da Verocell com vacinas contra a gripe Influenza sazonal.

Em separado, um estudo de Fase II avaliará a segurança e imunogenicidade de esquemas mistos de administração da Verocell e de outras vacinas contra a COVID-19. O ensaio irá investigar o potencial de utilização de duas vacinas diferentes no mesmo indivíduo –  facto que poderá trazer maior flexibilidade e eficácia às campanhas de vacinação.

Os participantes dos ensaios terão um acompanhamento de dois anos para a colheita de dados importantes de longo prazo sobre as vacinas em uso. Os primeiros resultados poderão estar disponíveis até ao fim do ano em curso.

Os ensaios estão sob financiamento da Coligação para a Inovação na Preparação de Resposta às Epidemias (CEPI), uma organização que visa financiar projectos de pesquisa do género.