Mais de 300 mil pessoas completaram a vacinação no país

No país, 318.955 pessoas foram completamente vacinadas. A informação foi partilhada pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, hoje, durante uma cerimónia de recepção de  mais de 300 mil doses de vacinas da Johnson & Johnson. Na ocasião, o dirigente referiu que as vacinas vão permitir a continuidade do processo de imunização da população, evitando o risco de desenvolver doença grave, hospitalização e morte.

“Testemunhámos, há instantes, o processo de chegada de 302.400 doses de vacinas da Johnson & Johnson, finaciadas pelo governo Americano, doadas ao nosso país, através da Iniciativa Covax Global. estas vacinas vão permitir que possamos dar continuidade ao processo de imunização”, afirmou o ministro.

As doses em alusão fazem parte do terceiro lote de um total de 2.064.000, que o país espera receber nos próximos tempos. As vacinas da Johnson & Johnson adicionam-se às 384.000 doses da AstraZeneca, recebidas em Março deste ano, e às 108.000 que chegaram ao país no dia 05 do mês corrente, através do mesmo mecanismo.

Armindo Tiago, que falava na cidade de Maputo, referiu, ainda, que onúmero de pessoas vacinadas está longe do desejado, devido à indisponibilidade de vacinas. Com este donativo, espera-se fazer uma melhor gestão de tempo, rumo à imunização dos cerca de 17 milhões de cidadãos previstos no Plano Nacional de Vacinação.

Esta é a primeira vez que o Moçambique recebe vacinas da Johnson & Johnson, a maior doação até a esta data, em dose única, numa altura em que o país se debate com a terceira vaga da pandemia do novo Coronavírus.