Samo Gudo reitera compromisso de continuar a promover a tradução da evidência científica em políticas

Caiu o pano, na sexta-feira do dia 24 de Novembro, sobre as III Jornadas de Saúde da Região Norte, organizadas pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com os serviços e direcções provinciais de Saúde do Niassa, Cabo Delgado e Nampula, e instituições de Ensino Superior públicas que operam nas províncias em alusão, com o objectivo de promover a apresentação e discussão dos resultados de investigação científica no domínio da saúde nesta área do país.

No acto do encerramento do evento, que arrancou aos 23 de Novembro último, na Universidade Rovuma (UniRovuma) – Extensão de Niassa, o Director-geral (DG) do INS, Eduardo Samo Gudo, reiterou o compromisso da instituição que dirige de continuar a promover a consolidação da tradução da evidência científica em políticas, programas e outras intervenções no domínio da saúde.

Samo Gudo vincou que o evento serviu de oportunidade para discutir trabalhos científicos, que, igualmente foram submetidos à crítica, prática que caracteriza o debate científico e contribui, de forma crucial, para o avanço da ciência.

“Através dos debates aqui realizados, em conjunto, e de forma manifestamente participativa, contribuímos não só para a construção e consolidação do conhecimento no domínio da saúde, com o foco na região Norte, como também apresentámos propostas importantes, visando o fortalecimento do sistema de saúde, com especial atenção para as províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa”, disse.

Nas palavras do dirigente, os participantes saem do local do evento com novos conhecimentos, novas colaborações ou colaborações existentes fortalecidas, novas ideias de investigação e novas propostas de melhoria do sistema de saúde, particularmente, ao nível das províncias da região.

O Director dos Serviços Provinciais de Saúde do Niassa, José Manuel, considerou as jornadas como tendo sido oportunidade ímpar para interacção entre pesquisadores de vários pontos do país, numa altura em que o país regista uma transição epidemiológica, e os trabalhos apresentados abordaram esta realidade.

O dirigente exortou os participantes a continuarem a usar as evidências para o fortalecimento do sistema de saúde, como forma de contribuir para o desenvolvimento do país.

Por seu turno, o Director-adjunto do Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociência da UniRovuma, Almeida Gomundanhe, em representação à Reitora da universidade, manifestou satisfação pelo facto de a instituição ter sido eleita para servir de palco privilegiado de socialização e partilha dos achados de pesquisa apresentados durante os dois dias em que as jornadas tiveram lugar.

Próximas Jornadas Regionais terão lugar em Chimoio em 2025

O DG explicou que as jornadas regionais ocorrem entre as jornadas nacionais e usou da ocasião para anunciar que em, Novembro de 2024, vão ser realizadas as Jornadas Nacionais de Saúde, que terão lugar na cidade Maputo. Trata-se do maior evento científico na área de saúde do país.

“Convido a todos os investigadores, profissionais de Saúde, organizações não governamentais, estudantes, entre outros interessados a participar do evento”, disse.

Na mesma senda, anunciou que a cidade de Chimoio, na província de Manica, vai acolher, em 2025, as IV Jornadas de Saúde da Região Centro.

As III JSRN contaram com a apresentação de 225 trabalhos, sendo 127 resumos orais e 98 pôsters.

O número total dos trabalhos representa um crescimento expressivo da produção científica na região, se comparado com a edição anterior, que teve lugar em Nampula.