Instituto Nacional de Saúde presente na COP28

O Instituto Nacional de Saúde participa, desde a última quinta-feira (30.11), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), representado pelo Director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, e pela Coordenadora do Observatório Nacional de Saúde e da Plataforma de Observação de Clima e Saúde, Tatiana Marrufo.

Os representantes integram a delegação do sector da Saúde, da qual faz parte, ainda, o Director Nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Quinhas Fernandes. Trata-se de uma equipa chefiada pelo Vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani.

Durante a sua estadia em Dubai, a delegação participou da cerimónia solene de abertura e vai marcar presença em sessões plenárias, paralelas e cursos ligados ao clima, meio ambiente e o seu impacto na saúde.

Moçambique, que é uma referência a nível global, por ser um dos pioneiros na resposta às mudanças climáticas e no sucesso em relação à resiliência climática no continente africano, vai apresentar, entre outros temas, o seu papel e acções de resposta e mitigação aos impactos de diversos eventos naturais, tais como ciclones e cheias.

O evento junta representantes de todo o mundo, que lidam ou têm interesse com a área de mudanças climáticas, devendo terminar na próxima terça-feira (12.12). A sua abertura oficial teve lugar no primeiro dia (30), contando com a participação de chefes de Estado e ou seus representantes de mais de 180 países. Moçambique esteve representado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.