Testagem simplificada de HIV em crianças expostas está associada a melhoria de indicadores sobre a doença

– conclui estudo publicado recentemente na revista científica Lancet

Um estudo de revisão sistemática e metanálise, publicado recentemente na revista científica Lancet, mostra que o teste para o HIV em crianças expostas ao vírus no ponto de tratamento foi associado a uma melhoria significativa do tempo de entrega de resultados, do tempo de início da terapia antirretroviral, e da proporção de crianças seropositivos que iniciam a terapia antirretroviral no prazo de 60 dias, em comparação com o padrão de testagem centralizada ou referenciamento.

O diagnóstico e tratamento do HIV em crianças expostas é crucial para prevenir as altas taxas de mortalidade observadas em crianças HIV positivas durante os primeiros dois anos de vida. Desafios como o transporte de amostras, testes e entrega de resultados aos prestadores de cuidados de saúde, constituem limitante para o início do tratamento antirretroviral em crianças expostas em vários países com recursos limitados.

Importa referir que o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) introduziu a testagem simplificada de HIV no ponto de tratamento de crianças expostas em 2017, apoiado pela evidencia de estudos realizados na área pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) e parceiros. Actualmente estão em funcionamento, no país, 138 equipamentos simplificados de diagnóstico de HIV em crianças expostas no local de tratamento, estando em uso um sistema misto (testagem no local de tratamento/testagem centralizada).