Tete acolhe III Edição das Jornadas de Saúde da Região Centro

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com os Serviços Provinciais de Saúde de Tete e instituições de ensino superior que operam naquele ponto do país e nas províncias de Sofala, Manica e Zambézia, lançou, esta terça-feira (05.04), na cidade de Tete, as 3ª Jornadas de Saúde da Região Centro, um evento científico de reflexão sobre os principais desafios no domínio da Saúde.

A decorrer na cidade de Tete, nos dias 27 e 28 de Outubro próximo, o evento vai juntar investigadores, estudantes, profissionais de Saúde e outros produtores de informação técnico-científica em Saúde das províncias referidas. O mesmo tem como objetivos promover a investigação científica a nível regional, partilhar conhecimento e experiências, para além de divulgar e discutir evidências científicas naquele ramo.

Na ocasião, o director nacional para a área de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, referiu que, este ano, as jornadas vão decorrer num contexto em que o país, sobretudo na região centro, vem sendo afectado por eventos climáticos extremos, entre os quais os ciclones que, nos últimos anos, tendem a ocorrer com mais frequência. Por isso foi adoptado o lema “Promovendo a contribuição científica multidisciplinar para a prevenção e mitigação dos impactos das emergências de Saúde”.Salientou que aquela região tem estado a enfrentar o peso de doenças endémicas, transmissíveis e não transmissíveis, traumas, entre outros desafios capazes de gerar situações de emergência de saúde.

“Queremos, por esta via, promover a investigação científica multidisciplinar, assegurando a compreensão cada vez mais holística sobre os problemas e desafios de saúde, com os quais a sociedade se confronta na região centro”, esclareceu.

Segundo o responsável, o diálogo entre os diferentes campos de conhecimento científico contribuirá para a identificação de soluções criativas e inovadoras que poderão concorrer para a mitigação do impacto das emergências de saúde no centro do país.

A directora dos Serviços Provinciais de Saúde de Tete, Carla Mosse, reafirmou que a província está apta para acolher e organizar o evento.Apelou aos investigadores, profissionais de Saúde, académicos, docentes entre outros pesquisadores, a participarem nas Jornadas.

Participaram do lançamento das III Jornadas de Saúde da Região Centro membros do Governo, representantes de instituições de ensino superior, parceiros de cooperação, investigadores, profissionais de Saúde, estudantes, entre outros.