CISPOC recebe líderes comunitários e alunos da cidade de Maputo

O Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC) do Instituto Nacional de Saúde recebeu, na última sexta-feira (28.06), um grupo de líderes comunitários e alunos da Escola Secundária Noroeste 1 da cidade de Maputo.

Os visitantes, tendo como principal objectivo inteirar-se do funcionamento do centro, informaram-se sobre o fluxo de actividades, processo de realização de ensaios clínicos, pesquisas científicas, fases de desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Igualmente, colheram relatos de experiências de um cientista e de um ex-participante de ensaio de vacina.

Na mesma ocasião, eles conheceram a estrutura física do local, tendo passado pela Farmácia, Unidade Sócio-Comportamental, Unidade de Gestão de Dados, pelos laboratórios, entre outros sectores.

Os organizadores enalteceram a visita, ressaltando a importância deste tipo de intercâmbio entre a comunidade, os alunos e instituições, argumentando que ele promove a troca de conhecimentos, o que fortalece os laços comunitários e o desenvolvimento da educação e cultura.

Os líderes comunitários expressaram sua alegria pelas oportunidades oferecidas, destacando a relevância de iniciativas deste género no fortalecimento de laços entre instituições e comunidades, sendo que proporcionam uma visão ampla e prática sobre diversas áreas de conhecimento.

Para os visitantes, a interacção directa com os especialistas e a observação do funcionamento do centro permitiram uma compreensão mais aprofundada e realista dos desafios e oportunidades existentes.

Por seu turno, os alunos também demonstraram satisfação com a experiência e referiram que as visitas proporcionaram um aprendizado prático e significativo, contribuindo para a escolha de futuras carreiras e o despertar de novos interesses académicos.

A oportunidade de vivenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos na sala de aula foi descrita pelos alunos como sendo enriquecedora e inspiradora. Nisso, eles sublinharam a importância de o CISPOC continuar com abertura neste âmbito, com vista a abranger outras instituições de ensino.

A visita teve lugar no âmbito do III Dia Aberto do CISPOC, realizado com o objectivo de envolver a comunidade, por meio da patilha das actividades que o centro leva a cabo no contexto das suas atribuições e despertar curiosidade na área de investigação.