INS seleccionado e distinguido para Centro de Excelência para Formação de Profissionais de Saúde em Saúde Pública dos PALOP
O Instituto Nacional de Saúde (INS) foi, recentemente, indicado e distinguido pelo Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) como Centro de Excelência para a Formação de Profissionais de Saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Esta indicação é resultado de um processo complexo de avaliação conduzido pelo África-CDC. O INS distinguiu-se nesta avaliação pelo facto de combinar a excelência em diversas valências em saúde pública, nomeadamente investigação científica, vigilância, testagem laboratorial de elevada complexidade, formação de profissionais de saúde e comunicação em saúde.
Para esta distinção, foi considerado o facto de o INS estar integrado em redes globais de colaboração técnico-científica, estar actualmente envolvido na formação de profissionais de saúde a nível internacional, possuir recursos humanos altamente qualificados e possuir uma infra-estrutura tecnológica robusta, que providenciam um ambiente adequado para formação em saúde pública os PALOPs.
Neste contexto, uma equipa do CDC-África deslocou-se recentemente a Maputo para realizar uma reunião de planificação e orçamentação dos recursos necessários para operacionalizar o Centro de Excelência a nível do INS para a Formação de Profissionais de Saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).