Inaugurado Laboratório de Saúde Pública de Manica

A província de Manica conta, desde sexta-feira (22.03), com um Laboratório de Saúde Pública, com capacidade para processar cerca de 600 amostras por turno de oito horas de trabalho.

Trata-se de uma infra-estrutura que, segundo o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que dirigiu a inauguração, constitui um dos marcos mais importantes no percurso do Governo para ampliar a capacidade de diagnóstico especializado de doenças que ameaçam o país.

“A expansão e descentralização da testagem laboratorial especializada tem sido uma prioridade importante do nosso sector”, disse, explicando que, durante os últimos quatro anos, têm vindo a ser estabelecidos laboratórios de saúde pública dotados de equipamentos e tecnologias para o diagnóstico de infecções, sobretudo aquelas que representam uma elevada preocupação de saúde pública.

Segundo o Ministro da Saúde, com esta infra-estrutura, a província de Manica torna-se auto-suficiente para a confirmação de surtos e epidemias, reduzindo deste modo a necessidade de envio de amostras às cidades da Beira ou Maputo. Deste modo, a província reduz também o tempo de resposta laboratorial para confirmação de surtos e epidemias.

Na ocasião, o Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, disse que a inauguração do LSPM é especial porque, por um lado, constitui um grande ganho para o sector de saúde, visto que vai reduzir o tempo de espera dos resultados laboratoriais dos pacientes que antes dependiam das cidades da Beira ou Maputo. E por outro, a instituição que dirige tem como um dos seus lemas a redução de iniquidades, aspecto no qual a província de Manica tem merecido atenção especial do INS.

“Este laboratório surge em cumprimento de mais uma missão do INS que é de contribuir na promoção de saúde ao nível da província de Manica e no país, em geral”, disse.

O LSPM junta-se ao conjunto dos laboratórios de saúde pública estabelecidos em sete províncias desde 2020, elevando, deste modo, o número destas unidades para oito.

O acto foi testemunhado pelo Secretário de Estado na Província de Manica, Fernando Bemane de Sousa, entre outras personalidades, para além de outros quadros do INS e demais convidados.