Ministro da Saúde homenageia investigadora Vânia Maphossa do INS

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, homenageou, na manhã desta quarta-feira (17.05), na cidade de Maputo, a Bióloga e Pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde (INS) Vânia Maphossa, por ter sido declarada vencedora do prémio “Melhor resumo em investigação científica apresentado na 17ªconferênciaINTEREST-2023 (Prémio Joep Lange)”, que teve lugar de 9 a 12 de Maio na cidade de Maputo.

Em reconhecimento ao trabalho intitulado “Cytokine profile and association with disease seeverity in Maputo (Perfil de citocinas e associação com a gravidade da doença em Maputo)”, a homenagem teve lugar durante a sessão do Conselho Consultivo do Ministério da Saúde (MISAU).

Na ocasião, Armindo Tiago enalteceu a vencedora pela conquista, referindo que Vânia Maphossa é um exemplo para todos os profissionais da Saúde que estão na área de pesquisas clínicas, uma vez que não só dignificou não o INS, mas também, e sobretudo, o MISAU e o país, em geral.

Vânia Maphossa foi distinguida entre 45 cientistas do continente africano e de outras regiões do mundo, tendo o seu resumo estado entre 700 trabalhos científicos eleitos para a conferência, dos quais cerca de 110 de instituições científicas ou investigadores moçambicanos.

Por seu turno, a homenageada manifestou a sua satisfação e fez uma avaliação positiva da conferência e de toda equipa envolvida no trabalho apresentado, sublinhando que, sem o empenho dos colegas, a sua distinção não teria sido possível.

“Este prémio não é só para a Vânia, é também para uma vasta equipa. Ele simboliza o trabalho que estamos a fazer numa equipa liderada pela pesquisadora moçambicana Raquel Chissumba, que, em 2020, foi a vencedora do Prémio Early Career Fellowship, no âmbito da iniciativa da Organization for Women in Science for the Developing World (OWSD)”, salientou.

Maphossa é licenciada em Biologia e Saúde pela Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane, é Mestre em Saúde Pública pela mesma instituição de ensino, na qual, igualmente, é doutoranda na área de Biociências na Faculdade de Medicina. Ela é responsável pelo Laboratório de Serologia da Delegação do INS na cidade de Maputo e coordena vários estudos na área de tuberculose e COVID-19.