Profissionais de comunicação social capacitados em jornalismo de dados

Jornalistas de diversos órgãos de comunicação social sediados na cidade de Maputo participaram esta quarta-feira (17.05) de uma acção de capacitação jornalismo de dados.

O treino foi orientado por técnicos do Instituto Nacional de Saúde (INS) e surge no âmbito da divulgação, amanhã, dos resultados do Sistema de Vigilância de Eventos Vitais e Causas de Morte (COMSA) em Moçambique, correspondentes a 2019 e 2020.

Falando no acto da abertura da capacitação, o director nacional de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, disse que a formação constitui o ponto inicial de um processo que vai culminar com a divulgação oficial dos referidos resultados e justificou a pertinência da formação.

“Este sistema, implementado em todo o país e com dados relevantes em relação à mortalidade e aos seus determinantes, traz consigo uma abordagem diferente e peculiar no que aos dados diz respeito, daí ser de extrema importância podermos partilhar, de forma atempada, as ferramentas para uma melhor interpretação da informação gerada”, argumentou.

Designado “Ferramentas de tratamento da informação/estatísticas geradas sobre saúde (causas e determinantes da mortalidade)”, o treino incluiu três momentos, designadamente a abertura oficial, a apresentação geral sobre o INS, com foco na comunicação institucional, e a capacitação propriamente dita, que incidiu sobre a interpretação de dados de inquéritos demográficos e de saúde.

A cerimónia oficial de apresentação dos dados do SIS-COVE vai ter lugar amanhã (18.05) na cidade de Maputo, devendo juntar a Direcção do INS e seus técnicos, quadros do Ministério da Saúde, parceiros, com destaque para o Instituto Nacional de Estatística, entre outros.