Investigadora do INS homenageada pelo Secretário de Estado da cidade de Maputo

A Bióloga e Investigadora do Instituto Nacional de Saúde (INS) Vânia Maphossa recebeu, hoje (18.05), uma homenagem do Secretário de Estado da cidade de Maputo, Vicente Joaquim, em reconhecimento do seu trabalho de pesquisa intitulado “Cytokine profile and association with disease seeverity in Maputo (Perfil de citocinas e associação com a gravidade da doença em Maputo)”.

“Os bons resultados do seu estudo, que tinha como objectivo avaliar os biomarcadores de severidade da COVID-19, dignificam não apenas à cidade de Maputo, mas também ao país, em geral”, sublinhou o dirigente, dirigindo-se à homenageada, que venceu o Prémio Joep Lange no contexto realização da 17ª Conferência Internacional de Pesquisa sobre Tratamento, Patogénese e Prevenção do HIV em Regiões com Escassez de Recursos (INTEREST), que teve lugar na semana passada na cidade de Maputo.

Vicente Joaquim desafiou ao INS, em particular à premiada, a continuar a investigar e encontrar melhores soluções na tomada de decisões devidamente fundamentadas para o bem-estar da população.

 “O reconhecimento do seu trabalho não deve ser motivo para o relaxamento, continue pesquisando, porque só assim poderá trazer novas abordagens nos protocolos de manejo dos pacientes com COVID-19 e outras doenças, com modelos reajustados à nossa realidade”, exortou.

A homenageada agradeceu pelo gesto e garantiu que a equipa da qual é membro vai continuar a fazer estudos que tragam evidências que, futuramente, possam ser usados para o manejo e tratamento  de pacientes, tendo em conta a realidade da população moçambicana.

“Só tenho a agradecer, pois esta homenagem não incetiva só a mim, mas também a uma grande e complexa equipa que esteve envolvida neste trabalho.  Não podemos trazer todos os envolvidos aqui, mas este projecto foi financiado pela Organization for Women in Science for the Developing World (OWSD)”, referiu.

Vânia Maphossa é doutoranda na área de Biociências e é responsável pelo Laboratório de Serologia da Delegação do INS na Cidade de Maputo e coordena vários estudos na área de tuberculose e COVID-19.

A INTEREST é a principal conferência científica sobre HIV em África. Reúne pesquisadores africanos e de outras partes do mundo, com o objectivo de apresentar e discutir a actualidade do diagnóstico, tratamento e prevenção do HIV e outras doenças infecciosas, incluindo a COVID-19.