Armindo Tiago defende abordagem multidisciplinar de emergências de saúde

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, diz que respostas eficientes às emergências de saúde pública só serão possíveis com a adopção de uma óptica abrangente, multissectorial e multidisciplinar, com alicerces fundamentados em evidência científica. O dirigente falava na abertura das III Jornadas Regionais de Saúde da Região Centro, que arrancaram na manhã de hoje (27.10) na cidade de Tete.

“A prevenção, detecção, resposta e recuperação das emergências de saúde pública devem ser equacionadas a partir de uma perspectiva multissectorial”, disse, salientando que a maior parte destas emergências têm determinantes socioecónomicos e consequências que tocam várias outras esferas da sociedade.

Sob o lema “Promovendo a contribuição científica multidisciplinar para a prevenção e mitigação dos impactos das emergências de saúde”, o evento junta profissionais de saúde, decisores de políticas de saúde, investigadores, docentes de instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação.

O dirigente espera que o evento sirva de espaço de partilha e discussão de resultados de investigação em saúde nos mais diferentes domínios do conhecimento, permitindo o aprofundamento e consolidação da evidência científica.

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, fez a contextualização do evento e referiu da importância da promoção da investigação em saúde e do uso da evidência científica para informar as políticas de saúde.

“Independentemente de onde for gerada a evidência científica, seja no laboratório, na unidade sanitária ou na comunidade, o seu impacto na saúde e no bem-estar passa por um processo de divulgação, de avaliação de pares e de debate”, disse, explicando que é neste contexto que se realizam as jornadas de saúde.

Por seu turno, a Secretária de Estado na província de Tete, Elisa Zacarias, manifestou agrado pela realização do evento nesta província, sendo que o encontro reúne quadros e investigadores do sector da Saúde numa iniciativa que visa melhorar a qualidade de saúde da população, uma vez que permite a partilha de saberes e experiências, por meio de trabalhos científicos.

“Como Conselho de Serviços de Representação de Estado na província de Tete, esperamos que, deste prestigiado evento, sejam partilhadas experiências e conhecimentos científicos para auxiliar o nosso Governo na materialização deste objectivo-macro de garantir o bem-estar da nossa população”, disse.  

Na presente edição, que decorre até amanhã (28.10), vão participar 202 autores provenientes, maioritariamente, das quatro províncias da região Centro de Moçambique e serão apresentados 253 trabalhos de pesquisa científica, o maior número na história das jornadas regionais.