Chimoio acolhe inquérito sero-epidemiológico da COVID-19

A Cidade de Chimoio, capital da Província de Manica, acolhe desde segunda-feira (02.11) o Inquérito Sero-epidemiológico sobre a COVID-19, acto que tem como objectivo identificar os locais de maior circulação do vírus e os grupos profissionais mais afectados, bem como detectar os novos focos de transmissão desta doença.

A cerimónia oficial do arranque do inquérito teve lugar na manhã desta Quarta-feira, 02.11, em três momentos e espaços diferentes.
O primeiro momento foi dirigido pelo Secretário de Estado da Província de Manica, Edson Macuacua, no Mercado 38, onde interagiu com os vendedores, mobilizando-os a aderirem ao inquérito.

Segundo o governante, o teste realizado no inquérito irá ajudar o sector da saúde a perceber o nível de expansão da doença causada pelo novo coronavírus na cidade de Chimoio.

Num segundo momento, que teve lugar na terminal dos transportadores de passageiros, a Governadora da Província de Manica, Francisca Tomás, referiu ser muito gratificante receber o inquérito na província, pois irá ajudar a perceber o nível de transmissão do vírus em locais de aglomeração populacional.

Já em um agregado familiar, localizado no Bairro Centro Hípico, o Presidente do Município de Chimoio, João Ferreira, que dirigiu o terceiro momento do arranque oficial da actividade, mobilizou uma família a participar deste acto, mostrando a relevância do inquérito para as abordagens subsequentes em termos de medidas de prevenção e contenção da propagação deste vírus em Chimoio.

Na ocasião, João Ferreira, solicitou que fosse testado para avaliar se teria estado exposto ao novo coronavírus. Após ser testado, o dirigente pediu à população do município de Chimoio para aderir ao inquérito, de modo a ajudar o Ministério da Saúde a perceber o nível de transmissão da doença nesta urbe.

Por sua vez, João Manuel, Delegado do Instituto Nacional de Saúde ao nível da província de Sofala, coordenando todas actividades do INS na região Centro do país, referiu que o inquérito irá abranger mais de 10 mil pessoas de todas as camadas sociais ao nível da Cidade de Chimoio.