Dia Mundial da Qualidade

O Dia Mundial da Qualidade é uma data que foi instituída em 1990 pela ONU e comemora-se actualmente na segunda quinta-feira de Novembro

A data é promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute) e tem como objectivo destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.

Neste ano de 2023, o tema escolhido pelo órgão foi “Qualidade: realizando seu potencial competitivo“. Assim, a ideia é trabalhar temas voltados à produtividades e aos resultados do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas empresas.

Em Moçambique, o INNOQ – Instituto Nacional de Normalização e Qualidade é responsável pela gestão do Sistema Moçambicano de Qualidade.

Neste dia, as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a engajar ainda mais os seus colaboradores na promoção da qualidade. É uma oportunidade para se falar em qualidade e de se encontrar novas formas de a promover.

Sugestões de Actividades para o Dia Mundial da Qualidade

Esta é uma boa data para implementar diversas actividades na sua organização, tais como:

  • realizar uma reunião para discutir e implementar um novo sistema de qualidade;
  • organizar palestras ou workshops de qualidade envolvendo colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros estratégicos;
  • dar exemplos de melhorias de qualidade existentes nas empresas;
  • mostrar vídeos para explicar a qualidade desejada;
  • fazer uma sessão de grupo para melhorar a comunicação e a relação entre os colaboradores;
  • publicar fotos nas redes sociais das comemorações e das ações em prol da qualidade. 

Para não deixar em branco esta data o Departamento de Gestão da Qualidade do INS, pretende realizar as seguintes actividades:

  • Formação sobre Gestão de Riscos e Gestão de Equipamentos no Laboratório Clínico do Hospital Carmelo do Chókwè.
  • Apresentação do Tema “Desafios na Digitalização e Automação dos Laboratórios em Moçambique” na Primeira Conferencia Nacional da Qualidade.

Ana Paula Mandlaze