Discutidas prioridades de investigação na área de infecções respiratórias no país

Investigadores, gestores de saúde e docentes universitários reuniram-se e discutiram as prioridades de investigação na área da tuberculose e outras infecções respiratórias. A discussão teve lugar no último dia 03 do mês corrente na cidade de Maputo, numa reunião enquadrada na  actualização da agenda de investigação em saúde humana para o período 2022-2027.

De acordo com assessora técnica do Programa Nacional de Controlo de Tuberculose (PNCT) no Ministério da Saúde, Loide Matingane, esta actividade é importante não só pelo facto de poder garantir que a investigação nesta área seja feita de acordo com prioridades ou lacunas de conhecimento no sector, mas também por poder garantir a tomada de decisão com base em evidência, com consequente melhoria do bem-estar da população.

Por seu turno, o responsável pelo Departamento de Regulação e Promoção da Investigação em Saúde no Instituto Nacional de Saúde, Nédio Mabunda, referiu que esta é a etapa final da discussão de prioridades de investigação em diferentes áreas, estando prevista, ainda para este mês, a partilha pública das prioridades de investigação de todas as áreas.

Segundo Mabunda, a partilha pública das prioridades visa permitir que outros actores da sociedade que não tiveram oportunidade de participar em diferentes grupos tenham oportunidade de dar o seu contributo.

A primeira Agenda de Investigação em Saúde Humana foi aprovada em 2017 e tem vigência de cinco anos. A sua actualização teve início em 2021, e espera-se que o processo seja finalizado até ao primeiro trimestre de 2023.