Eva Dora da Cruz João distinguida com o Prémio Professor Doutor Manuel Pinto

A médica veterinária Eva Dora da Cruz João foi distinguida, há dias, com o Prémio Professor Doutor Manuel Pinto. A distinção foi-lhe conferida pela Comissão de Prémios de Mérito Escolar e Científico do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). Trata-se de um galardão que é atribuído ao melhor aluno de Doutoramento na área da Microbiologia Médica.

A vencedora fez Doutoramento em Genética Humana e Doenças Infecciosas no referido instituto, em Lisboa, tendo defendido em Julho de 2020.

A componente prática do projecto de doutoramento da galardoada, intitulado “Genetic characterization of rotavirus strains in Mozambique, 2021-2018: identification of rotavirus genotypes and full genome sequencing by next generation sequencing”, foi desenvolvida no Instituto Nacional de Saúde (INS) em Moçambique, usando a plataforma de Vigilância Nacional de Diarreias (ViNaDia) e na Universidade de Free State (UFS) na África do Sul.

Actualmente, Eva Dora da Cruz João é investigadora no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 5 do mês em curso, pelas 14:30h, na Sala da Aula Magna do IHMT, por ocasião da Abertura Solene do Ano Lectivo 2021-2022, em Lisboa, Portugal.