Há oportunidade para captação da carga viral de HIV em pacientes adolescentes e jovens no Niassa

Conclusões de um estudo realizado pelo pesquisador Júlio Saturnino indica que existe oportunidade para a captação da carga viral de HIV em adolescentes e jovens na província do Niassa, uma vez que um número considerável destes pacientes continua nas unidades sanitárias.

Concretamente, a conclusão resulta do facto de o estudo ter verificado que 98 por cento dos pacientes elegíveis tiveram, pelo menos uma consulta no último ano.

“Há oportunidade de captar uma boa porção dos adolescentes e jovens através do reforço das estratégias existentes focadas nesta camada de pacientes, dado que eles continuam ainda nas unidades sanitárias para as suas consultas”, vincou o pesquisador.

Intitulado “Oportunidade de seguimento de pacientes adolescentes e jovens vivendo com HIV elegíveis à carga viral na província do Niassa, a pesquisa foi realizada no Hospital Provincial de Lichinga, no período de Janeiro de 2022 a Janeiro de 2023, envolvendo como público-alvo indivíduos dos 15 a 24 anos de idade.

A pesquisa foi apresentada na manhã desta quinta-feira (23.11) durante uma das sessões paralelas inseridas nas III Jornadas de Saúde da Região Norte, que decorrem na cidade de Lichinga, no Campus da Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.