Há risco de surgimento de novas pandemias antes do fim da COVID-19

– Alerta Samo Gudo

O Director-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, alerta para o risco de surgimento de novas pandemias antes do término da COVID-19 e a emergência de saúde pública de interesse internacional, caso prevaleça a constante invasão do ambiente animal pelos humanos. O alerta foi lançado na manhã desta quarta-feira (03), em Maputo, durante a abertura da Oficina de Trabalho da Plataforma de Saúde Única em Moçambique, que arrancou ontem, com a duração de três dias.

Samo Gudo acredita que as próximas pandemias estão próximas, pois, no passado, havia cerca de 10 anos de interregno entre elas, entretanto, actualmente, a ocorrências de zoonoses tem aumentado a nível mundial, por culpa dos próprios humanos, que invadem o ambiente faunístico e carregam patógenos que, normalmente, convivem com os animais, mas  fazem mal ao ser humano.

“Caso a situação prevaleça, vamos entrar para um novo paradigma de saúde global, em que vamos ter mais de uma pandemia ao mesmo tempo”, advertiu.

Na mesma ocasião, o Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário, Américo Conceição, referiu que mais de 80 por cento de doenças têm origem animal no mundo e que, nos últimos tempos, tem se assistido ao surgimento, ressurgimento e propagação de inúmeras doenças zoonóticas.

O interlocutor entende que a realização da referida oficina constitui um marco importante e pertinente para se instituir uma vigilância sanitária epidemiológica robusta no âmbito da prevenção e controlo da propagação de doenças endémicas emergentes e reemergentes, com enfoque para doenças zoonóticas.    

Por seu turno, o Director do Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane, Joaquim Saíde, defendeu a necessidade de se desenvolver, fortificar e implementar um sistema focado na abordagem de saúde única, que permita enfrentar os desafios que o país tem passado nos últimos tempos.

A Oficina de Trabalho da Plataforma de Saúde Única em Moçambique tem como objectivos mapear os intervenientes da Rede de Saúde Única no país, rever o seu plano estratégico e o diploma inter-ministerial para a institucionalização da plataforma.