INS apresenta resultados de investigação científica em Gaza

A cidade de Xai-Xai, província de Gaza, acolheu, nesta quinta-feira (28.03), a cerimónia de divulgação dos resultados de estudos de avaliação do desempenho de novos testes rápidos para o diagnóstico do Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), Hepatites B e C em dadores de sangue e uso de amostras alternativas ao plasma para carga viral e sequenciamento do HIV.

Os estudos foram levados a cabo por investigadores do Instituto Nacional de Saúde (INS) e apresentados num fórum que juntou investigadores, profissionais de Saúde, dirigentes e fazedores de políticas baseados em Gaza, entre outros.

Na ocasião, o representante das autoridades provinciais de Saúde, Víctor Chivure, que procedeu à abertura do evento, saudou a iniciativa da realização do estudo naquele ponto do país, que, segundo ele, tem sido um campo aberto para investigação, dado o reconhecimento da importância da mesma na tomada de decisão baseada em evidência com consequente melhoria da saúde da população.

Chivure vincou que o evento constitui oportunidade para uma discussão mais profunda da experiência no terreno e de identificação de meios de partilha dos conhecimentos adquiridos com outros interessados, de modo a servirem de mais-valia para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e a tempo oportuno.

Por seu turno, a Chefe do Departamento de Gestão e Coordenação da Investigação em Saúde no INS, Júlia Sambo, falou da geração da evidência científica, para orientar a tomada de decisão como um dos mandatos do INS e explicou que é em alinhamento com esta atribuição que os estudos foram realizados. Na mesma senda, sublinhou que outro aspecto importante é a divulgação dos resultados para os decisores.

“Esperamos que o conhecimento produzido alimente a todos os presentes para garantir a segurança, por exemplo, na transfusão sanguínea. Quando falamos num contexto em que não temos dadores voluntários regulares em maior número, sendo que a maior parte das doações acontece em situações de necessidade pontual por meio de dadores repositores, deparamo-nos com um risco de infecção acrescido”, esclareceu, salientando que os resultados apresentam ferramentas rumo à tomada de decisão informada para a garantia da referida segurança e outros aspectos.

A actividade foi marcada por sessões de discussão em torno dos temas: “Desempenho do PSC da Roche para sequenciamento genético do HIV”; “Desempenho do PSC da Roche para carga viral de HIV usando a plataforma Alinity-m-Abbott; “Seroprevalência e risco de transmissão de HIV, HBV e HCV por transfusão sanguínea em dadores de sangue em Gaza”, e “Avaliação do desempenho de novos testes rápidos de diagnóstico de HIV em dadores de sangue em Gaza e Inhambane”.