CISPOC treina líderes comunitários no combate à tuberculose

O Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC) treinou líderes comunitários e religiosos dos bairros Polana Caniço A e B (distrito KaMaxaquene), em matérias de combate à Tuberculose (TB). A actividade foi realizada na semana passada (dia 22.03), no contexto do “Mês de Consciencialização e Combate à Tuberculose”.

Com o objectivo de dotar os visados de conhecimentos sobre a importância da realização de pesquisas na área da TB, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, a capacitação incluiu demonstrações dos meios de diagnóstico da doença e exposição de medicamentos da primeira e segunda linhas de tratamento.

O grupo-alvo foi escolhido em reconhecimento do seu papel vital como catalisador de mudança, tendo tomado a responsabilidade de fazer réplica nas suas comunidades de origem. Aliás, após o treino, comprometeram-se a disseminar, de forma eficaz, os conhecimentos adquiridos, promovendo a consciencialização sobre a doença e incentivando práticas saudáveis nas comunidades.

Em todo o mundo, a tuberculose continua a ser uma das principais causas de morte por um único agente infeccioso e infecta, aproximadamente, 10 milhões de pessoas por ano, dos quais dois milhões perdem a vida. Moçambique é um dos dez países com as taxas mais altas.

O leque dos sintomas mais comuns da TB inclui o suor noturno, fraqueza, tosse prolongada,. Para o diagnóstico e tratamento adequados da doença, estes sintomas devem ser comunicados, imediatamente, aos serviços de Saúde.

Durante o mês de Março, as comunidades, os líderes e instituições de Saúde são chamados a unirem-se para o fortalecimento da resposta colectiva e progresso rumo a uma sociedade mais saudável e inclusiva.