Ilesh Jani defende melhor coordenação e comunicação no INS

O director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, defendeu esta quarta-feira, no encerramento do Conselho Consultivo da instituição, a necessidade de se melhorar a coordenação e comunicação entre as diferentes unidades orgânicas, programas, delegações e outros níveis.

Explicou sobre a necessidade de os gestores do INS entenderem que a principal força da instituição é a sua natureza multifuncional (integração de investigação, laboratórios, vigilância, formação e comunicação), a qual depende do diálogo e do sentido de iniciativas de todos.

“Esta multifuncionalidade do INS é que vai permitir a resolução dos principais problemas do país, que são complexos”, esclareceu

Por outro lado, o responsável referiu ser urgente que se melhore o ambiente científico dentro do INS, promovendo maior discussão e divulgação de resultados de investigação científica, chamando a responsabilidade sobre esta tarefa às direcções de Pesquisa e Bem-estar em Saúde e Formação e Comunicação em Saúde.

Na componente financeira, indicou que há muitas oportunidades dentro e fora da instituição para a busca de financiamentos que possam viabilizar as várias actividades de pesquisa científica. Entretanto, considera que este exercício demanda uma melhor coordenação entre todos intervenientes dentro da instituição, bem como a capacidade de prestação de contas.

O Conselho Consultivo do INS teve lugar de 16 a 17 de Novembro em Macaneta, distrito de Marracuene, e reuniu directores-gerais e nacionais, chefes de departamentos autónomos e centrais, delegados provinciais, entre outros convidados.