Ilesh Jani despede-se do SAGE da OMS

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, realizou nos passados dias 3-6 de Outubro corrente, em Genebra, na Suíça, a sua última participação como membro do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE), principal órgão conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre vacinas e imunização.

Ilesh Jani foi membro do SAGE desde Outubro de 2015, tendo servido o máximo de dois mandatos. Com ele, mais quatro membros deixam o órgão, que se reúne ordinariamente duas vezes ao ano, com grupos de trabalho estabelecidos para a revisão detalhada de tópicos específicos, em preparação de discussões mais abragentes.

No acto de despedida, o Director-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reconheceu a contribuição de cada um dos membros cessantes. “Dr Ilesh Jani liderou o trabalhou do SAGE sobre febre tifóide e especialmente sobre vacina da pólio, fazendo inúmeras recomendações estratégicas de políticas para atingir a nossa meta partilhada de erradicação”, afirmou Tedros na ocasião.

Constituído por um total de 15 membros, o SAGE é um órgão encarregado de aconselhar o Director-Geral da OMS sobre políticas e estratégias globais de imunização, desde vacinas e tecnologia, pesquisa, desenvolvimento, oferta de serviços de imunização e suas ligações com outras intervenções de saúde. Durante a pandemia da COVID-19, o SAGE foi encarregue da produção das recomendações técnicas sobre o uso de vacinas contra o SARS-CoV-2, tarefa que resultou em impacto global de grande relevo.

Os membros do SAGE representam uma ampla gama de disciplinas que abrangem diversos aspectos de imunização e vacinas, sendo recrutados como especialistas reconhecidos ao nível internacional  nas áreas de epidemiologia, saúde pública, vacinologia, pediatria, medicina interna, doenças infecciosas, imunologia, entre outras.