Ilesh Jani participa do intercâmbio de partes interessadas da EDCTP

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, participa, na tarde desta segunda-feira (05.12), no intercâmbio de partes interessadas da Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP).

O evento, organizado pela EDCTP, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia, consistirá em discussões centradas nos temas “A parceria de saúde global EDCTP3: Uma nova parceria, uma nova agenda de pesquisa” e “Perspectivas dos estados participantes da EDCTP3: Moçambique, República Democrática do Congo, Ruanda e Bélgica”.

No segundo tema, Ilesh Jani vai participar de um painel e procederá a uma apresentação.

Para o evento, foram registados mais de 150 participantes de mais de 20 países de todo o mundo, todos eles convidados a partilhar seus comentários e respostas a perguntas sobre a parceria EDCTP3 e seus programas de pesquisa.

As respostas recebidas, por sua vez, foram agrupadas em 10 temas, que, num espaço de duas horas, vão ser abordados e discutidos por um painel de especialistas.

Entre outras entidades, vão participar do evento ministérios nacionais e regionais de Pesquisa e Inovação, Cooperação para o Desenvolvimento e Saúde.

A EDCTP é uma parceria financiada pela UE e instituições mandatadas por governos de 14 países europeus e 18 africanos. Ela foi lançada em 2003 e renovada em 2014, com financiamento até 2024.

O órgão tem como missão aumentar a capacidade de pesquisa e acelerar o desenvolvimento de intervenções médicas novas ou aprimoradas para a identificação, tratamento e prevenção de doenças infecciosas relacionadas à pobreza, incluindo doenças emergentes e reemergentes na África subsaariana, em todas as fases de ensaios clínicos, com ênfase em ensaios de fase II e III.