INS posicionado para responder à emergência de saúde na Zambézia

Uma equipa do Instituto Nacional de Saúde (INS) chegou, na tarde desta terça-feira (14), à cidade de Quelimane, província da Zambézia, para apoiar na resposta à emergência de saúde pública derivada da passagem do Ciclone Tropical Freddy naquele ponto do país, afectando dezenas de milhares de pessoas.

A equipa é encabeçada pela Directora-geral-Adjunta do INS, Sofia Viegas, juntou-se aos técnicosda delegação da Zambézia.

À chegada, Sofia Viegas orientou uma reunião com o delegado do INS na província Zambézia, Vânio Mugabe, na qual explicou que, essencialmente, pretende-se criar uma capacidade laboratorial, com base em actividades de diagnóstico e vigilância nas unidades sanitárias e nos centros de acomodação das vítimas do ciclone.

“Há muito trabalho! O nosso foco tem que ser mesmo a componente de diagnóstico e vigilância, que é o nosso expertise. Foi o que fizemos agora em Boane, fizemos no Kenneth e foi o que fizemos no IDAI. Então, é este o nosso trabalho”, explicou.

As actividades planeadas, segundo Viegas, consistem na realização de dois tipos de vigilância, sendo uma baseada na análise situacional actual nos centros de acomodação, com recurso a inquéritos.
Por isso as equipas deslocar-se-ão a estes pontos para poder avaliar as doenças crónicas. O segundo tipo é realizado nos centros de saúde e postos de atendimento estabelecidos nos centros de acomodação.

Dado o carácter emergencial da situação, os técnicos partiram para o terreno no mesmo dia de chagada à província, tendo conseguido proceder à recolha de dados a nível das unidades sanitárias com bancos de socorros para análise de trauma.

A equipa do INS é composta por colaboradores de diversas áreas, com destaque para a epidemiologia de campo, parasitologia, gestão de dados e comunicação. Até ontem (14.03), haviam sido contabilizados 20 centros de acomodação na cidade de Quelimane.