INS promove prevenção e tratamento da tuberculose

No âmbito da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, o Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou esta sexta-feira (24.03), uma feira de educação e sensibilização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da TB.

A actividade teve lugar no posto administrativo da Machava-Sede, província de Maputo, e consistiu em palestras, despiste da tuberculose, aconselhamento e testagem do HIV, medição da glicemia, ginástica, serviços de planeamento familiar e emissão de bilhetes de identidade e passaportes.

Segundo Carmélia Massingue, uma das pessoas responsáveis pela organização da feira e pela Unidade Sócio-comportamental no Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC), a informação e orientações partilhadas pelos profissionais de saúde com o público sobre a tuberculose vão ajudá-la a entender melhor as formas de tratamento e prevenção da doença. Com esse entendimento, espera-se que o público adopte hábitos saudáveis.

A feira enquadra-se na celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, que se assinala a 24 de Março de cada ano. Esta data foi instituída em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objectivo de consciencializar todos os países sobre o impacto da doença no mundo, sua prevenção e controlo.