INS representado na 24ª Conferência Internacional do SIDA 2022

O Instituto Nacional de Saúde (INS) participou, recentemente, através do biólogo Cacildo Magul, em Canadá, da 24ª Conferência Internacional do SIDA 2022 (24th International AIDS Conference 2022), inserida no quadro das actividades do programa de mentoria da International AIDS Society (IASMP).

O programa IASMP tem como objectivo mentorar jovens em início de carreira na área de pesquisa e inovação face ao problema do HIV e facilitar a criação de uma rede de contactos com profissionais que actuam na pesquisa e inovação, no contexto da resistência da doença às drogas e outros mecanismos de cura.

Cacildo Magul participou de sessões de apresentação e discussão de resultados de pesquisas recentes no âmbito do HIV numa perspectiva internacional e em sessões de networking de debates sobre vários temas previamente seleccionados no contexto do HIV e liderança.

Segundo o técnico, durante as sessões de networking, que reuniram mentorandos, mentores e coordenadores do IAS, houve expressão de ideias, troca de experiências e estabelecimento de contactos para futuras colaborações ou parcerias.

No INS, Cacildo Magul está afecto à Repartição de Biotecnologia e Genética do INS, e faz parte da equipa laboratorial responsável pelo sequenciamento genético do SARS-CoV-2, no âmbito da Rede de Vigilância Genómica do SARS-Cov-2 em Moçambique. Igualmente, ele é ponto focal laboratorial de duas pesquisas realizadas no contexto da avaliação do perfil de mutações de resistência do HIV aos antirretrovirais e está envolvido numa pesquisa sobre avaliação de novas tecnologias de diagnóstico da doença.

O programa de mentoria da IAS oferece um fórum de desenvolvimento de uma relação contínua entre profissionais experientes e jovens em início de carreira, permitindo que eles se reúnam regularmente e discutam assuntos relacionados à área do HIV dentro de um quadro organizado e solidário.