Investigadores do INS ganham concurso internacional para financiamento à pesquisa

Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Saúde (INS) venceu recentemente um concurso científico internacional da Fundação Calouste Gulbenkian e “la Caixa” para o financiamento a projectos de desenvolvimento institucional e pesquisa científica.

Os líderes da equipa, Nilsa de Deus e Osvaldo Inlamea, explicam que o projecto tem duas componentes, sendo uma de capacitação institucional e outra científica, através da qual vai se estudar a infecção pelo SARS-CoV-2 a crianças em idade pediatrica, isto é até 14 anos de vida.

O  tema justifica-se pela escassez de informação sobre a doença em relação àquela faixa etária, visto que a maior parte dos estudos feitos têm foco em adultos.

Nilsa de Deus e Osvaldo Inlamea

Com o título “Epidemiology and characteristics of SARS-CoV-2 infection among children and their households in Mozambique”, o trabalho vai envolver três escolas primárias, sendo uma na área urbana, outra na zona peri-urbana e mais uma em zona rural.

Os investigadores vão analisar a taxa de mortalidade e morbilidade no segmento infantil, para além de realizarem um estudo epidemiológico e um inquérito de seroprevalência, visando perceber a exposição ao vírus pelas crianças.

“O projecto vai estudar a COVID-19 em crianças, usando três abordagens. Na primeira, vamos fazer um levantamento retrospectivo, a nível dos hospitais, de dados de crianças com a doença, recuando até ao ano 2020, quando foi declarado o primeiro caso da COVID-19 em Moçambique”, explicou Nilsa de Deus.

Para além do projecto do INS, outros dois projectos liderados por investigadores de Angola e Cabo Verde foram seleccionados para o programa, que tem a duração de dois anos (2022 a 2023).

Neste contexto, a Fundação Gulbenkian e “la Caixa” vão apoiar três projectos nas áreas do microbioma, cancro e COVID-19, num investimento de cerca de 500 mil euros até 2023. O de Moçambique, em particular, vai ter uma cobertura de 150 mil euros (mais de 10 milhões de meticais).

Vitória a meio a infortúnios

O sucesso em referência é um caso para dizer que “há males que, na sua extensão, geram algum bem”, posto que o que levou os membros a concorrerem em conjunto foi a morte de uma colega da equipa. O triste acontecimento impeliu o agrupo à decisão de criar e abraçar um projecto único em homenagem à finada. E o resultado, como se referiu, foi vitorioso.

No entendimento dos interlocutores, a referida vitória, entre outros ganhos, consolidou o espírito de equipa e abriu espaço para a expressão do humanismo entre os integrantes, que talvez estivessem longe do êxito, se não tivessem consentido um sacrifício emocional pelo sucesso.

Enquanto decorria a chamada e troca de ideias para a submissão individual de candidaturas para o concurso, Marta Cassocera, investigadora e elemento da equipa, perdeu a vida, facto que, profundamente, abalou aos companheiros.

“Mesmo numa altura em que ninguém tinha tempo para pensar e escrever, principalmente a Nilsa, decidimos reunir todos os dias. Foi necessário, de todos nós, um sacrifício emocional e em termos de tempo, dinâmica e troca de ideias”, partilhou Osvaldo Inlamea.

Para além de Osvaldo Inlamea e Nilsa de Deus, integram a equipa de investigadores do INS, neste projecto, Aline Confiance, Judeite Salência, Plácida Maholela, Adilson Bauhofer e Assucênio Chissaque.