Investigadores júniores e estagiários do INS em capacitação na área de investigação

O Instituto Nacional de Saúde (INS), sob coordenação da Direcção de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar, está, desde a última segunda-feira (18.07), a formar investigadores júniores e estagiários do INS-Sede em matérias de Metodologia de Investigação Científica (MIC), visando dotá-los de conhecimentos gerais sobre elaboração e implementação de projectos de pesquisa na área de saúde.

Com duração de cinco dias, o treino é ministrado de forma presencial por facilitadores do INS, conta com 18 participantes e é constituído por um pacote teórico que inclui conteúdos que vão desde o conceito de protocolo de investigação à planificação da disseminação dos resultados de investigação.

Ao fim do treino, espera-se que os beneficiários sejam capazes de indicar os elementos principais de um projecto de investigação e entender os processos de revisão de literatura e de desenho da metodologia de um projecto de investigação.

Igualmente, os participantes deverão revisar projectos de pesquisa qualitativa e quantitativa, de modo que, até ao fim do curso, tenham habilidades de elaborar um protocolo de pesquisa em saúde com boa qualidade técnico-científica.