Maputo acolhe 2a Conferência Científica do Moz-FETP

Maputo acolhe de hoje, 08, até quinta-feira, 10 de Agosto, a segunda Conferência Científica do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (Moz-FETP), um evento científico que visa apresentar e discutir os principais resultados levados a cabo pelos epidemiologistas de campo.

Subordinada ao lema “Emergências em Saúde Pública e a evolução dinâmica da epidemiologia de campo”, o evento é organizado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) e conta com a participação de cerca de 100 profissionais de saúde, entre os actuais residentes de Epidemiologia de Campo, graduados, técnicos do Ministério da Saúde (MISAU) e INS, membros da Rede Lusófona da Epidemiologia de Campo, entre outros convidados.

Falando na cerimónia de abertura do evento, a Directora Nacional de Inquéritos e Observação em Saúde do INS, Ivalda Macicame, abordou sobre os resultados alcançados pelo FETP, desde o seu estabelecimento, tendo destacado a formação de 55 epidemiologistas de campo de nível avançado (mestres) em pouco mais de uma década.

Ivalda referiu, ainda, que o Moz-FETP introduziu, recentemente, a componente de formação em epidemiologia nos pacotes de nível intermediário e nível de linha da frente, com a graduação de 63 epidemiologistas, estando, neste momento, 12 em formação neste nível.

Importa referir que esta é a segunda vez que o país acolhe a Conferência Científica do Moz-FETP. A primeira foi em 2021, na cidade de Maputo.