Ministro da Saúde empossa novo Director Nacional para área de Laboratórios de Saúde Pública

O investigador do Instituto Nacional de Saúde (INS), Nédio Mabunda foi empossado na manhã desta quarta-feira, em Maputo, pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, como novo Director Nacional para área de Laboratórios de Saúde Pública do INS.

Na ocasião, Armindo Tiago desafiou o recém-empossado a contribuir para a melhoria do diagnóstico laboratorial no país e da qualidade dos laboratórios do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Igualmente, foi desafiado a implantar capacidade para a produção de testes de diagnóstico laboratorial no país.

Nédio Mabunda é licenciado em Biologia e Saúde (2007), mestre em Ciências de Saúde (2013) e doutor em Ciências de Saúde (2021). Com 14 anos anos de carreira ao serviço do INS, Nedio Mabunda coordenou o estabelecimento de laboratórios de biologia molecular no serviço nacional de saúde (2009-2014). Entre os anos 2015 a 2019 coordenou o então Departamento de Pesquisa do INS. De 2019 até a data da sua nomeação coordenava o Departamento de Regulação e Promoção da Investigação em Saúde.

Par além do novo Director Nacional para área de Laboratório de Saúde Pública do INS, na mesma cerimónia, foram empossado António Costa para o cargo de Director Clinico do Hospital Central de Maputo; Felicidade Sitõe como Chefe de Departamento Central para área de Administração das Unidades Sanitárias, na Direcção Nacional de Assistência Medica; Afonso Conclive designado Chefe do Departamento Central para área de Distribuição; Ivandra Libombo ao cargo de Chefe do Departamento Central para área de Quantificação e Planificação de Necessidades; e Aurora Munguambe Chefe do Departamento Central para área de Controlo Interno, os três últimos na Central de Medicamentos e Artigos Médicos.