Moçambique acolhe 3ª Reunião do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC para África Austral

Decorre, desde esta segunda-feira e até amanhã, em Maputo, a 3ª Reunião do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África para África Austral.

O evento visa, entre outros objectivos, avaliar os progressos relativos ao estabelecimento do Centro de Colaboração do CDC África para África Austral (SA-RCC), como entidade de coordenação técnico-científica para a preparação, resposta e recuperação de emergências de Saúde Pública na região, assim como avaliar e discutir os progressos no processo de estabelecimento dos Institutos Nacionais de Saúde Pública nos países da SADC.

Intervindo durante a cerimónia de abertura do evento, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, congratulou aquele organismo pelo seu empenho na construção e aprimoramento das capacidades de resposta às emergências de saúde pública no continente africano e, em particular, na região Austral de África.

O Ministro destacou ainda a importância do Comité como um fórum de discussão e definição de estratégias para o fortalecimento da colaboração regional com vista a fazer face às emergências de saúde pública regionais.

“A nossa região enfrenta vários desafios de saúde pública, com particular destaque para a circulação do pólio vírus selvagem, surtos recorrentes de cólera, elevada vulnerabilidade aos eventos climáticos extremos, consequências directas e indirectas da pandemia da COVID-19, elevado peso do HIV e Malária, entre outras. Estes choques sanitários exigem respostas assertivas e melhor coordenação regional”, referiu.

Durante os dois dias, serão discutidos tópicos relevantes para a região austral, com particular ênfase para a consolidação da rede de vigilância integrada e de laboratórios, assim como a necessidade de consolidar os institutos nacionais de saúde publica.

Refira-se que o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) é uma agência técnica especializada da União Africana que visa apoiar os Estados Membros nos seus esforços para responder eficazmente às emergências de saúde pública.