Premiados melhores trabalhos de investigação nas Jornadas Regionais de Saúde

Os autores dos melhores trabalhos de investigação científica apresentados durante as III Jornadas Regionais de Saúde da Região Centro, que decorreram na cidade de Tete nos dias 27 e 28 de Outubro último, receberam distinção em reconhecimento da sua qualidade, segundo a comissão organizadora do evento.

Ao todo, foram premiados seis trabalhos em três categorias, designadamente Epidemiologia, Ciência clínica e biomédica e Sistemas de saúde e determinantes.

Na categoria de Sistemas de saúde e determinantes, foram galardoados Brizito Puessele (oral) e Abel Draiva (poster), ambos da província da Zambézia.

Para a categoria de Epidemiologia e Vigilância, foram distinguidos Sousa Chilengue (oral) da Zambézia, e Júlio Bacar (poster), representando a província de Tete.

Por último, na categoria de Ciência clínica e biomédica, foram premiadas as investigadoras Catarina Picardo, (oral) de Tete, e Cátia Samajo Zita (poster), proveniente de Sofala.

Da lista dos critérios considerados na avaliação dos trabalhos, figuram a relevância científica, fundamentação, qualidade de redacção, entre outros elementos relevantes.

As Jornadas Regionais de Saúde tiverem início no ano 2014. A presente edição juntou mais de 350 participantes. É a primeira a decorrer presencialmente após a eclosão da pandemia da COVID-19 e teve o maior número de resumos apresentados, um total de 253, contra 126 da edição anterior.