Primeiro-Ministro empossa novo Director-Geral e Directora-Geral Adjunta do INS

O médico investigador Eduardo Samo Gudo é o novo Director Geral do Instituto Nacional de Saúde, tendo sido empossado esta quarta-feira, pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleiane. Samo Gudo, que era Director-geral adjunto do INS desde 2018, sucede a Ilesh Jani, que recentemente foi nomeado Vice-Ministro da Saúde.

Na mesma cerimónia foi nomeada e empossada Sofia Viegas para o cargo de Directora-geral Adjunta do INS.

Na ocasião, o Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, destacou a necessidade de continuidade do investimento no fortalecimento institucional nas áreas de competência do Instituto Nacional de Saúde, com vista a manter o papel chave da instituição na resposta às ameaças de saúde pública actuais e futuras. Igualmente, convidou os empossados no sentido de contribuírem para o fortalecimento do sistema nacional de saúde, tendo em vista o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no domínio da saúde.

Eduardo Samo Gudo é licenciado em Medicina Geral (2003) e doutorado em Imuno-retrovirologia (2012). Após o doutoramento cumpriu 2 programas de pós-doutoramento (Júnior e Sénior) em doenças virais emergentes pelo European Foundation Initiative into African Neglected Tropical Diseases na Alemanha (2012 a 2015 e 2015 a 2018, respectivamente).

Samo Gudo possui 20 anos de carreira ao serviço do INS e antes da presente nomeação ocupou os seguintes cargos: Director-geral Adjunto do INS (2018 a 2023) Director Científico do INS (2014 a 2018) e de Chefe do Departamento da Rede de Laboratórios e Serviços de Referência no INS (2010 e 2014).

Refira-se que actualmente Samo Gudo preside o Comité Técnico Regional do Africa CDC, o órgão de aconselhamento dos Ministros da Saúde da região e foi membro do Comité da OMS AFRO para eliminação/pre-eliminação da transmissão vertical do HIV entre 2016 e 2018.

Sófia Viegas é Bióloga e Doutorada em Ciências Médicas pelo Instituto de Karolinska, Suécia. Possui 17 anos de carreira ao serviço do INS. Até a sua nomeação Sofia Viegas ocupava o cargo de Directora Nacional de Laboratórios de Saúde Pública e entre 2015 a 2018 desempenhou as funções de chefe do Departamento de Rede de Laboratórios e Serviços de Referência, ambos no INS.