Primeiro-ministro impressionado com o funcionamento do INS
O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, visitou hoje, 25.08, o Instituto Nacional de Saúde (INS) no âmbito da monitoria da implementação do Plano Económico, Social e Orçamento de Estado referente a 2023.
Adriano Maleiane escalou os vários laboratórios de referência que funcionam no INS e a Unidade de Gestão de Dados, antes de reunir com a Direcção-Geral, onde foram apresentadas as actividades da instituição.
Ao fim do acto, o dirigente disse que, depois de se inteirar do funcionamento da instituição, sai muito bem impressionado.
“O Instituto Nacional de Saúde é uma instituição muito importante para o contexto em que estamos a viver, não só em Moçambique, mas também no contexto mundial, em que, por causa das mudanças climáticas, há muitas doenças, conhecidas e não conhecidas”, disse, salientando que esteve no instituto para conhecer o maior laboratório de saúde do país.
Outro aspecto destacado pelo PM, no quadro das boas impressões, é o facto de o INS ter jovens na dianteira das actividades importantes, o que dá a certeza de que o mundo está a enfrentar vários desafios, mas Moçambique não está atrás em matérias de investigação e controlo de doenças em termos de vigilância.
Orientada pela Directora-geral-Adjunta do INS, Sofia Viegas, a visita permitiu ao PM conhecer, para além do funcionamento do INS, os programas desenvolvidos pela instituição e os principais desafios enfrentados actualmente.
Acompanharam a visita o Vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, o Administrador do distrito de Marracuene, Shafee Sidat, a Delegada do INS da província de Maputo, os Directores Nacionais do INS, chefes de departamentos autónomos e outros quadros desta instituição e do Gabinete do PM.
O INS é a entidade responsável pela gestão, regulamentação e fiscalização das actividades relacionadas com a geração de evidência científica em Saúde para a garantia de uma melhor saúde e bem-estar, dotada de personalidade jurídica, com autonomia administrativa e técnico-científica.