Professara Nereida Rojo Pérez despede-se do colégio de saúde pública

Depois de três anos de trabalho no colégio de Saúde Publica do Ministério da Saúde, a Professora Nereida Rojo Pérez, de nacionalidade Cubana, despediu-se hoje, 15.02, dos seus alunos e coordenadores da residência Médica de saúde Pública.

A docente chegou ao país em Setembro de 2018, onde desempenhou as funções de tutora da Residência Médica em Saúde Publica e, durante cerca de 3 anos, fez parte do corpo docente, participou na revisão do programa de formação desde curso e esteve envolvida em tantas outras actividades da Direcção Nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde.

Num evento organizado de forma híbrida (presencial e virtual), o Director da área de Formação no Instituto Nacional de Saúde (INS), Rufino Gujamo, agradeceu o empenho da professora pela paciência e dedicação no processo de formação dos residentes em Saúde Pública e enalteceu a sua dedicação  para o controlo da pandemia do novo Coronavírus.

“O nosso reconhecimento pela professora não se resume apenas nas qualidades mostradas como docente de especialidade em Saúde Publica, mas também por ter dado um grande contributo na luta desencadeada por Mocambique no combate à COVID-19”, disse Gujamo.

Por seu turno, o coordenador da Especialidade, Martinho Dgedge, reconheceu a rica dedicação que a Professora Nereida teve no acompanhamento dos residentes do quarto módulo, destacando que foi com ela que se alcançaram os grandes progressos no que diz respeito à aquisição de conhecimento e competências em Saúde Pública.

Já o presidente do Colégio, Leonardo Chavane, expressou a sua gratidão à Cooperação Cubana, que durante muito tempo conseguiu manter a presença de profissionais de saúde qualificados em Mocambique, através do envio para o país de docentes com competência profissional, técnica e ética, facto que torna possível a formação de médicos especialistas em Saúde Pública bem capacitados e competentes.

Em jeito de coro, os residentes de Saúde Publica endereçaram a sua dedicatória à professora, afirmando que “nossa tão amada orientadora, hoje é o dia que celebramos o fim da sua missão, tantas são as coisas boas que deixa como lembrança, partilhamos varias emoções, e poderíamos escrever páginas e páginas porque nos faltam palavras para dizer o nosso muito obrigado”.

A cerimonia contou com a presença de discentes de especialização e quadros do INS.