Profissionais de Saúde capacitados em investigação de surto intra-hospitalar

O Instituto Nacional de Saúde (INS) capacitou colaboradores do Hospital Geral de Mavalane (HGM), técnicos da Repartição de Vigilância e Microbiologia do INS, e membros do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (Moz-FETP) em investigação de surto intra-hospitalar na cidade de Maputo.

Com duração de três dias, a formação decorreu de 22 a 24 de Junho último e visava dotar os participantes de princípios básicos de investigação de surto hospitalar.

Ministrada por facilitadores do INS e do Instituto de Medicina Tropical (ITM) da Bélgica, a formação decorreu em formato presencial, sendo constituída por um pacote teórico-prático que incluía matérias que vão desde a introdução à investigação de surto à elaboração de relatório e desenvolvimento da estratégia de comunicação.

A capacitação é parte das actividades de Vigilância da Resistência Antimicrobiana em Isolados de Hemoculturas de Rotina (ViRahe), que o INS, em colaboração com a Direcção Nacional de Assistência Médica, o Serviço de Saúde da Cidade de Maputo e o ITM têm estado a desenvolver no HGM desde Agosto de 2018.