Técnicos da Delegação do INS em Sofala capacitados em matérias de pesquisa qualitativa

Vinte técnicos da Delegação do Instituto Nacional de Saúde (INS) na província de Sofala receberam, recentemente, no Centro de Investigação Operacional da Beira (CIOB), uma capacitação em matérias de pesquisa qualitativa.

Com duração de dois dias, o treino foi promovido por investigadores das universidades de Brigham (EUA) e Eduardo Mondlane, abrangendo técnicos, colaboradores e estagiários da delegação.

No primeiro dia de capacitação, o Delegado do INS na província de Sofala, João Luís Manuel, falou da importância do referido treino, tendo instado aos participantes a aproveitarem ao máximo o treino, de modo que estejam dotados de conhecimentos e competências relevantes em pesquisa científica.

Durante os dois dias, os participantes foram expostos a tópicos sobre Estrutura de implementação; Tipos de pesquisa (quantitativa e qualitativa); Métodos em pesquisa de métodos mistos; Técnicas de entrevista e como escrever artigos.

O quadro programático do treino incluiu, ainda, a abordagem prática, onde para além de aulas expositivas sobre consentimentos informados, os formandos abordaram tópicos como Experiências de Pacientes e Profissionais com cuidados PEN-Plus no Hospital Rural de Nhamatanda e tiveram ensaios de utilização dos tabletes e gravadores.