Técnicos de Biologia Molecular capacitados em diagnóstico precoce infantil e carga viral de HIV-1

O Instituto Nacional de Saúde INS treinou, recentemente, através do Laboratório de Biotecnologia, um grupo de técnicos de laboratório de Biologia Molecular do Sistema Nacional de Saúde em matérias de Diagnóstico Precoce Infantil (DPI) e Carga Viral (CV) de HIV-1.

O treino é justificado pelo aumento do número de laboratórios com testagem de DPI e CV de HIV-1 no país e foi ministrado com o objectivo de garantir a melhoria contínua da qualidade das actividades de DPI e CV, fortalecendo a capacidade técnica dos formandos, bem como harmonizar os procedimentos nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.

Com duração de cinco dias, a capacitação abrangeu tópicos sobre introdução ao vírus do HIV, boas práticas laboratoriais e biossegurança, fase pré-analítica, tecnologias de diagnóstico, processos transversais, conceitos básicos sobre sistemas de gestão de qualidade, entre outros.

Como resultado do treino, espera-se que os técnicos estejam uniformizados e sistematizados nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, garantindo qualidade e bons resultados nos seus sectores.