Três delegações do INS poderão entrar em funcionamento este ano

O Instituto Nacional de Saúde (INS) poderá ter mais três delegações provinciais a funcionarem ao longo deste ano. A informação foi partilhada na manhã desta quinta-feira (26) pelo Director-Geral da Instituição, Ilesh Jani, durante uma visita do embaixador dos Estados Unidos da América, Peter Hendrick, ao INS em Marracuene, província de Maputo.

O dirigente esclareceu que as delegações que poderão abrir no ano em curso são das províncias de Cabo Delgado, Tete e Zambézia, sendo que já há avanços nos respectivos processos. No mesmo contexto, ele referiu que, actualmente, o INS tem igual número de delegações em funcionamento, sendo de Maputo, Sofala e Nampula.

Falando ainda no âmbito da expansão, o interlocutor partilhou que a instituição tem interesse em estabelecer delegações em todas as províncias do país, o que poderá ocorrer dentro dos próximos cinco anos.

Durante a visita, o dirigente procedeu à apresentação da instituição no que respeita às áreas de actuação, tendo partilhado que a actual configuração do INS é fruto de uma longa transformação decorrida ao longo do tempo, sendo que a entidade que dirige foi criada no período colonial, com foco e atribuições diferentes dos actuais.

Falando sobre as realizações conseguidas pelo INS, entre várias outras, Jani partilhou que, no período 2020/2021, foram publicados 82 artigos em revistas científicas internacionais; realizadas conferências científicas sobre COVID-19 em Moçambique; realizadas as XVII Jornadas Nacionais de Saúde e formados 944 jornalistas no âmbito da pandemia do novo Coronavírus.

Sobre os sectores de actuação, o dirigente partilhou que a instituição tem uma série de programas, sendo de destacar o de Saúde e ambiente, Determinantes de doenças crónicas e Saúde mental, trauma e violência.

Relativamente à capacidade institucional no concernente aos recursos humanos, Ilesh Jani fez saber que 52 por cento dos colaboradores do INS são mulheres, sendo que 48 por cento são homens. Na mesma senda, na componente de formação, explicou que a instituição tem um desafio de formar doutores, sendo que, até a esta parte, possui apenas 25.

Na área dos inquéritos, segundo o Director-Geral, a instituição realizou, em 2020/2021, o Inquérito de Indicadores de Malária, o Inquérito Nacional sobre o Impacto do HIV/SIDA em Moçambique, entre outros.

Na mesma ocasião, a directora nacional de Laboratórios de Saúde Pública no INS, Sofia Viegas, partilhou que a instituição possui quatro equipamentos de sequenciamento genético, com capacidade para 40 testes por semana, número que poderá crescer nos próximos tempos para 300, com a entrada em funcionamento de outros equipamentos.

Em relação às recentes acções, Ilesh Jani partilhou que está em curso o processo de avaliação da Política Nacional de Acção para Segurança Sanitária, podendo ser aprovado pelo Conselho de Ministros em Setembro próximo.