Brasil partilha estratégia de resposta a emergências de saúde pública em Moçambique

O Coordenador-geral da Vigilância das Emergências em Saúde Pública no Ministério da Saúde do Brasil, Edenildo Filho, partilhou, durante a 2ª Conferência Científica do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (Moz-FETP), ontem (09.08), a principal estratégia da instituição na resposta a emergências de saúde pública.

Na qualidade de painelista da aula magna inserida no referido evento, Filho abordou o tema “A experiência do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único e Saúde (EpiSUS) como estratégia de fortalecimento da capacidade de resposta às emergências de saúde pública”.

Na ocasião, Edenildo Filho destacou que as investigações realizadas pelo EpiSUS constituem a estratégia essencial do Ministério da Saúde do Brasil na resposta a emergências de saúde pública no seu país.

“Ao longo de seus 23 anos, foram realizadas mais de 300 investigações de campo, entre investigações de surtos, inquéritos, monitoramento de eventos de massa, missões exploratórias e resposta epidemiológica a desastres”, referiu.

A 2ª Conferência Científica do Moz-FETP decorre desde a última terça-feira (08.08), na cidade de Maputo, sob o lema “Emergências em saúde pública e a evolução dinâmica da epidemiologia de campo”.