ONS reúne em Comité Consultivo

O Comité Consultivo (CC) do Observatório Nacional de Saúde (ONS) reuniu-se, na manhã da última sexta-feira (11.08), na cidade de Maputo, para discutir o plano de actividades para os próximos anos e melhorar a sua apresentação pública.

Numa reunião orientada pelos co-presidentes do órgão, nomeadamente o Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, e o Director Nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, foram apresentados e discutidos documentos dois relatórios, designadamente o Temático Anual de 2022, centrado na Plataforma de Mortalidade, a proposta de tema para o Relatório Temático Anual 2023, que deve ser encabeçado pela Plataforma de Clima, Ambiente e Saúde.

Na ocasião, foi abordado o trabalho de transformação e melhoramento da identidade visual do ONS, tendo sido partilhados alguns elementos, com destaque para o logotipo da organização. Igualmente foi apresentado o plano de Actividades para 2024-2025.

Intervindo na abertura da reunião, Eduardo Samo Gudo explicou que o ONS é uma plataforma multidisciplinar e interinstitucional criada pelo Ministério da Saúde, com o principal objectivo de gerar evidências e informar sobre determinantes sociais de saúde.

Por seu turno, Quinhas Fernandes enalteceu a coesão da equipa e exortou os representantes das instituições integrantes do CC a apoiarem na sistematização e disponibilização das informações necessárias para as actividades do ONS.

O CC do ONS é o mais elevado fórum deste orgão, que tem como missão monitorar os indicadores de saúde relevantes, contribuindo para a formulação e elaboração de políticas de saúde.

Participaram da reunião vários quadros do INS, com destaque para a Directora-geral Adjunta, Sofia Viegas, a Directora Nacional de Inquéritos e Observação de Saúde, Ivalda Macicame, e o Director Nacional de Formação e Comunicação em Saúde, Rufino Gujamo, do MISAU e de outras instituições nacionais e internacionais relevantes na área, tais como a Organização Mundial da Saúde e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.