UKAID, INS. OMS

Capacidade de testagem do INS reforçada com equipamento PCR

O Instituto Nacional de Saúde (INS) viu esta quinta-feira, 19 de Novembro, reforçada a sua capacidade de testagem de amostras para o diagnóstico do Novo Coronavírus com a entrega de um termociclador de RT-PCR pela Organização Mundial da Saúde (OMS), adquirido por via de fundos da UKAID.

Trata-se de um equipamento essencial em laboratórios clínicos e de pesquisa, dado que permite realizar vários tipos de reacções moleculares para fins diversos, como análise de genes e detecção de patógenos, incluindo o Novo Coronavirus, o que aumenta a capacidade de testagem do INS em mais 600 amostras por dia. 

Na ocasião, o Director-geral do INS, Ilesh Jani, explicou que com este equipamento será aumentada a capacidade de testagem em mais 20 porcento da actual capacidade, permitindo o manuseio de mais de 2 mil amostras por dia em todo o país.

Informou ainda que está em curso a descentralização da testagem para outras Províncias do país, faltando apenas se abarcarem as províncias de Gaza e Inhambane.

Aliás, revelou que nos próximos dias vai ser inaugurado um laboratório de saúde pública na cidade da Beira, o que vai garantir o aumento da capacidade de testagem laboratorial do país, especialmente de amostras da Covid-19.

Intervindo no acto, o representante Interino da OMS, Tomás Valdez, felicitou o Instituto Nacional de Saúde pelo trabalho que tem estado a realizar para o controlo da pandemia no país e manifestou a disponibilidade da organização que representa em continuar a colaborar com o INS no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde, particularmente, na resposta e prevenção da COVID-19.

Já a conselheira da área da Saúde no Foreign Commonwealth & Development Office e Representante da UKAID em Moçambique, Delphine Goux, garantiu que a UKAID continuará a apoiar o país por meio de campanhas de prevenção, saúde, educação, água e saneamento, e protecção social, para abordar os impactos secundários da pandemia.