Inquérito seroepidemiológico da Covid-19 avalia exposição em Chókwè

A Cidade de Chókwè acolhe desde a última segunda-feira, 16.11, o Inquérito Sero-epidemiológico sobre a Covid-19, uma acção que se enquadra nas acções de resposta a esta pandemia na província de Gaza.

O objectivo da actividade é identificar as áreas de maior circulação do vírus e encontrar novos focos de transmissão.

Com o intuíto de se inteirar das actividades de campo em curso, o administrador do distrito de Chókwè, Eceu Muianga, e a Presidente do Conselho Autárquico local, Lídia Cossa, visitaram, há dias, as equipas de inquérito em actividade, tendo apelado as populações a aderirem ao exercício.

Dirigindo-se aos diferentes agregados familiares, Eceu Muianga apelou a participação de todos no inquérito e referiu que os resultados poderão fornecer melhor informação para a compreensão da exposição da população de Chókwè ao novo Coronavírus.

O dirigente apelou ainda para a observância das medidas de prevenção da Covid-19 pelos inquiridores.

“Quero destacar a vossa entrega nesta actividade. Que continuem desempenhando com dedicação e dinâmica o vosso trabalho, sem descurar da prevenção”, disse, aprlando para que “observem estritamente as medidas para que não sejam um possível veículo de transmissão do vírus, mantendo o distanciamento mínimo, o uso recorrente da máscara e apelar a todos os participantes a usarem a máscara no processo de inquérito”.

Já no Terceiro bairro, a presidente do Conselho Autárquico de Chókwè, Lídia Cossa, em interacção com alguns agregados familiares, apelou à adesão ao inquérito.

“A nossa cidade está a acolher o inquérito sobre a Covid-19. Viemos aqui para pedir a todos vós a participarem neste inquérito, recebendo as equipas de saúde. Através de todos vós queremos que transmitam a mensagem a todos da necessidade de participar neste inquérito a bem de todos, da nossa cidade e da nossa província, em geral. Ao participar estaremos a ajudar a compreender melhor a circulação do vírus aqui em Chókwè e por isso propor melhores estratégias de combate”, referiu.

O Inquérito Sero-epidemiológico sobre a Covid-19 em Gaza decorre nas cidades de Xai-Xai (terminado) e Chókwè, e termina este sábado, 21 de Novembro, devendo abranger cerca de 9 mil pessoas e os resultados preliminares poderão ser apresentados na primeira semana de Dezembro.