Delegação do INS em Maputo recebe visita de estudantes de medicina

A Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde (INS) na Cidade de Maputo recebeu, na passada sexta – feira, um grupo de estudantes do 6º ano do curso de Licenciatura em Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o objectivo conhecer as actividades de pesquisa desenvolvidas pela instituição.

Durante a visita, os estudantes assistiram a uma apresentação sobre as actividades realizadas na delegação, tiveram explicação acerca dos projectos de pesquisa em andamento, inovações e tecnologias disponíveis. Igualmente, conheceram as instalações e os equipamentos em uso na instituição.

Os pesquisadores, na qualidade de orientadores da visita, destacaram ser importante que os estudantes da área de saúde visitem as instituições, sendo desta forma que eles poderão vivenciar de perto o ambiente de pesquisa, vendo como são conduzidas as pesquisas na prática.

Os visitantes mostraram-se satisfeitos com a experiência obtida, por isso classificaram positivamente a visita.

“Achei a visita muito interessante. Pude aprender o que é uma pesquisa e o que se faz neste centro. Já tinha interesse pela pesquisa e em saber de onde vem essas todas coisas que os médicos aplicam”, disse a representante dos estudantes, Tânia Massango.

A interlocutora sublinha que a ideia de medicina que ela tinha era apenas clínica, mas, agora, já tem uma visão mais ampla do que é aquela disciplina. Aliás, Tânia Massango diz que poderá se tornar numa pesquisadora.