Diabéticos têm alto risco de desenvolver hipertensão arterial

Um estudo apresentado há dias recomenda a medição frequente da pressão arterial nos pacientes com Diabetes Mellitus (DM) tipo 2. Trata-se de uma pesquisa realizada com o objectivo de analisar os factores associados à hipertensão arterial em pacientes com DM tipo 2 atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos, tendo provado que os diabéticos têm um elevado risco de desenvolver hipertensão arterial.

O estudo é da autoria da médica e pesquisadora Sheila Tualufo e recomenda, igualmente, a o desenho de políticas direccionadas para o controlo do peso nos pacientes com diabetes, por meio da alimentação saudável e prática regular de actividade física.

Segundo a autora, o estudo foi motivado pelo aumento considerável das duas doenças em Moçambique, sendo que pesquisas realizadas no período entre 2005 e 2015 mostram um aumento da prevalência das patologias. A diabetes triplicou num período de três anos. Por sua vez, a prevalência da hipertensão passou de 33 por cento em 2005 para 39 em 2015.

“A hipertensão arterial é uma co-morbilidade comum entre pacientes com diabetes mellitus. Estima-se que a prevalência da hipertensão entre os doentes com diabetes é de cerca de duas a três vezes mais alta quando comparada à população no geral”, indicou.

A pesquisadora esclarece que, quando as duas patologias estão associadas, há um aumento de complicações microvasculares e do risco de avanço de complicações macrovasculares, tais como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, para além do risco de morte precoce, antes dos 70 anos de idade, entre outros.

Os resultados do estudo, apresentados na cidade de Maputo durante o IV Fórum de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Saúde, apontam que 47.90% da população de doentes estudados com diabetes mellitus tinham hipertensão arterial, tendo as mulheres registado uma maior frequência em relação aos homens, contrariando o que a literatura, geralmente, indica.